segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Carteira de Habilitação aos 16 anos?

Olá Danilo! Obrigado pela sua pergunta! Responder a sua dúvida me faz lembrar da minha infância e adolescência. Sempre foi fascinado com dirigir e desde criança sonhava em ter a minha carteira de motorista, mas devido as circunstâncias, só vim a ser habilitado aos 24 anos. Demorei mas tirei.

Em alguns países como Estados Unidos, com a autorização dos país, é possível se habilitar aos 16 anos. Tudo depende da legislação local do país. Aqui no Brasil ainda não é possível mesmo porque um dos pré requisitos do candidato é ser penalmente imputável, ou seja, ser maior de 18 anos e poder responder perante a lei.

Tem havido propostas de lei com relação a mudança de maioridade para 16 anos, isso devido a violência. Se a maioridade for mudada para 16 anos creio também que será possível tirar carteira com essa idade.

Mas até então, não fique ansioso. Seja sim curioso! Observe outros motoristas como eles dirigem. Pergunte, troque idéias. Dois anos passa muito rápido! Quando você fizer 18, já terá uma boa bagagem absorvida das dicas que você já recebeu. Foi isso que eu fiz. Quando andava de ônibus eu me assentava na frente só para ver o motorista como ele dirigia. Tirava dúvidas com o meu pai, com o meu irmão, com todo mundo. Quando chegou a hora de fazer as aulas de direção, aprendi tudo muito rápido, pois mesmo sem nunca ter dirigido, já tinha uma noção de como era a coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário